31 Maneiras de Conseguir Mais Tráfego Grátis Para Seu Blog (Guia Totalmente Completo)

Reading time: 17 minutes

Qual é o principal objetivo no início de carreira de todos os blogueiros? Conseguir mais tráfego, e de qualidade, para os seus projetos online!

Não sei porquê (talvez porque seja difícil e aí todos desistem) mas mais de 95% dos iniciantes se deparam com este problema e não o consegue resolver, mas a solução é muito fácil, aliás, não existe apenas 1 solução existem milhares e neste artigo irei mostrar 31 maneiras de conseguir mais tráfego de altíssima qualidade para o seu blog, e isto tudo de forma grátis.

Como se costuma dizer “Se Maomé não vai a montanha, a montanha vai ao Maomé”, e com o tráfego resulta exatamente da mesma forma.

Se o tráfego não vem até nós teremos de o ir procurar a locais web específicos e conseguir direciona-lo para o nosso blog de forma simples, rápida e eficaz.

Está com dificuldade na obtenção de tráfego de qualidade para os seus projetos online? Então continue a ler este artigo que eu irei resolvê-lo de imediato!

Você quer conseguir mais tráfego agora?

yes man 17471 1024x565 31 Maneiras de Conseguir Mais Tráfego Grátis Para Seu Blog (Guia Totalmente Completo)Abaixo estarão listadas 31 diferentes maneiras de conseguires mais tráfego de forma fácil, rápida e grátis para o teu blog ou negócios online.

Se estás com dificuldade na obtenção de tráfego recomendo vivamente que dês uma vista de olhos no conteúdo publicado abaixo.

Maneira #1: Escreva Guest Posts

Esta dica é muito simples e já conseguiu gerar centenas de visitas para o Online Dinheiro.

O que tem de fazer é encontrar blogs do mesmo nicho que o seu e com uma audiência bem mais elevada que a sua, e simplesmente contactar o autor do blog para lhe perguntar se ele aceitaria que você um artigo no seu blog, com a contingência de colocar 1 ou 2 links externos apontando para artigos do seu blog.

Dica muito simples e eficaz.

Maneira #2: Crie um curso

Vejo esta forma de geração de tráfego à muitos anos e tenho a dizer que nunca tem falhado, continua mesmo a resultar!

Crie um simples curso gratuito e ofereça aos seus visitantes, seja ele na forma de E-book, vídeos ou até em sequências de e-mails.

O importante é fornecer conteúdo de qualidade para que o interesse seja elevado, assim como o seu número de visitantes.

Maneira #3: Entreviste alguém famoso no seu nicho

Já reparou na quantidade de entrevistas a certos “fulanos” que ganham imenso dinheiro na Internet? Isso acontece pois elas atraem visitantes externos com curiosidade na entrevista pois têm curiosidade de conhecer a pessoa por detrás desses ganhos tremendos.

Utilize a popularidade de uma pessoa para conseguir atrair os seus fãs para o seu blog.

De preferência, publique o vídeo no youtube, isso ainda fará com que consiga gerar ainda mais tráfego de qualidade.

Maneira #4: Tweet Muitas vezes

Se não tens uma conta no Twitter ligada ao teu negócio online estás a perder uma grande quantidade de potenciais clientes.

Esqueça maneiras automatizadas de atualizar o seu Twitter, seja você mesmo a fazê-lo, o Twitter é uma rede social onde pessoas gostam de conviver com pessoas e não com “robôs” e softwares.

Compartilhe os seus pensamentos, as suas ideias e até mesmo coisas acerca do seu dia a dia. Isso irá ajudar a estabelecer uma forte relação com os seus seguidores e consequentemente conseguir ainda mais e conseguir a sua atenção para Tweets dos seus artigos.

Maneira #5: Crie Infográficos

Infográficos é a maneira perfeita de conseguir tráfego rapidamente. Isto acontece pois as pessoas gostam de absorver a informação o mais rapidamente  possível e se essa informação estiver visualmente bem estruturada e pouco extensa é mais fácil manter o foco.

Maneira #6: Utilize plugins sociais

Eu ainda não consigo imaginar o porquê de muitas pessoas ainda não colocarem os botões de compartilhamento das redes sociais no final dos seus artigos. Talvez não gostem do aspéto como eles ficam no seu blog, as estética à parte, você irá fazer mais mal do que bem deixando esses botões desativados.

Caso os usuários tenham interesse em partilhar o conteúdo que lêem apenas o irão fazer se encontrarem uma maneira fácil e rápida de o fazer (os botões de compartilhamento são ideais!), caso contrário não o irão fazer nunca mais.

Maneira #7: Crie sua própria página de erro 404

Mesmo você não querendo que os usuários visitem esta página isso irá acontecer, e mais frequentemente do que você imagina.

Uma simples pesquisa com caracteres inválidos irá levar o usuário até esta página e após eles a visualizarem irão simplesmente fechar o navegador e desistir da pesquisa.

Isto não pode acontecer, e você pode resolver este problema apenas adicionando os “artigos mais populares”, “artigos mais comentados” ou “artigos relacionados à pesquisa”. Dessa forma conseguirá com que o usuário não saia a correr do seu blog pois irá lhe fornecer alternativas de pesquisa.

Maneira #8: Faça optimização para dispositivos móveis

O tráfego móvel já representa 1/4 de todas as pesquisas da Internet.

Sabe o que isso significa? Que em 100 visitas, 25 delas são são provenientes de usuários que estão a utilizar um tablet ou um smartphone.

Para fazer a optimização para dispositivos móveis terá de utilizar um template com design responsivo, assim ele irá se adaptar (a nível de tamanho e disposição dos widgets) ao tamanho do ecrã do dispositivo com que o está a visualizar.

Se não tem um template WordPress responsivo e optimizado para dispositivos móveis recomendo o Épico (by Uberfácil).

Maneira #9: Crie um fórum

Gerir uma comunidade de milhares de membros no seu site poderá ser complicado devido ao facto da manutenção de todas as conversas lá existentes,  mas é uma excelente maneira de ver o que o seu público realmente quer e também um bom local de onde tirar inspiração.

Maneira #10: Conte uma história

Criar entretenimento é vital. Todo o mundo gosta de uma boa história, é uma excelente maneira de conseguir a tenção dos usuários nos seus artigos.

Utilizei esta estratégia diversas vezes e até hoje nunca falhou.

Maneira #11: Admita os seus erros

Você tem um site com mau design? Geriu de forma incorreta uma campanha de e-mail marketing? Deu uma informação incorreta aos seus leitores de forma não propositada? Fale acerca disso.

Maneira #12: Revele alguns segredos poucos conhecidos

Esta forma de obtenção de tráfego de qualidade não é para os iniciados em determinado negócio online. Se já tem uma basta experiência acerca do que fala revele alguns segredos que pouca gente conhece para os seus leitores de forma grátis.

Maneira #13: Não corra por dinheiro

Este é um erro cometido 99,9% das vezes que as pessoas que querem começar a ganhar dinheiro na Internet através da criação de um blog.

Conseguir mais tráfego qualificado requer a publicação de conteúdo de extrema qualidade, gratuito e na ausência da promoção de produtos constantemente.

Utilize a estratégia dos 80/20, em que 80% do seu conteúdo destina-se apenas a ajudar o leitor e 20% dele destina-se à criação de resenhas (exemplo) para a venda de produtos.

Se estás a tentar ganhar dinheiro apenas com a publicação de artigos meramente “publicitários” recomendo que pares de o fazer pois muito dificilmente irás obter resultados.

Maneira #14: Utilize o Google para encontrar oportunidades

Encontrar oportunidades, nomeadamente de novas palavras chaves para as quais escrever artigos, é fundamental para conseguir mais tráfego de qualidade para o seu blog.

Poderá utilizar o Google Analytics ou o Google Webmaster Tools para saber quais as palavras chaves mais procuras e que mais visitas lhe estão a render para os seus artigos de forma a optimizá-las e conseguir o máximo de tráfego possível.

Maneira #15: Comentar é importante, mas nem sempre

Fazer comentários em outros blogs é uma excelente maneira de conseguir mais tráfego para o nosso blog, porém o Google não funciona como funcionava antes e isso poderá te prejudicar consideravelmente.

Procure fazer até no máximo 20 comentários por mês e comente apenas se estiver realmente interessado em o fazer, não comente algo do gênero “Excelente artigo! Não se esqueça de visitar o meu blog… bla bla bla”.

Erro bastante comum que pode facilmente dar cabo da sua reputação de também das suas visitas.

Maneira #16: Tenha paciência

Esta é talvez uma das dicas mais preciosas deste artigo.

A paciência é uma virtude e terá de aprender a usá-la. Se está à espera de conseguir mais tráfego para o seu blog de forma totalmente automatizada e rápida poderá esquecer (a não ser que pague por ele).

Tenha paciência quanto à indexação dos seus artigos no Google e em relação às visitas orgânicas. Poderá levar meses até que consiga que o seu blog seja bem indexado.

Maneira #17: Instale um tradutor

Por vezes vejo comentários de pessoas comuns que se “queixam” da quantidade de visitas do estrangeiro que o seu blog recebe e vêm isso como um aspéto negativo.

Eu vejo isso de forma positiva, estrangeiros são pessoas como outras quais queres e um simples tradutor poderá fazer com que ele leia o seu conteúdo muito facilmente.

Aproveite todo o tráfego que recebe, não deixe escapar nem 1, todos eles são seus potenciais clientes.

Instale um tradutor no seu site agora mesmo.

Maneira #18: Responda a perguntas

Um dos principais motivos pelos quais as pessoas fazem pesquisas na Internet é para encontrar respostas para as suas perguntas.

Esta é uma grande oportunidade de conseguir mais tráfego para o seu blog. O que tem de fazer é procurar problemas comuns e escrever artigos com soluções para esses mesmos problemas.

Se você encontrar a solução para problemas que todo o mundo tem (como por exemplo “Como ganhar dinheiro na Internet“) terá tráfego de qualidade garantido, diariamente!

Maneira #19: Atualize a sua página Facebook

Se não tem uma página Facebook referente ao seu negócio online abra agora mesmo a sua conta e crie uma!

Uma página no Facebook poderá lhe conseguir centenas de milhares de visitantes todos os meses (dependendo dos casos claro), para isso apenas terá de a atualizar frequentemente e divulgar o melhor conteúdo que conseguir.

Esta é uma dica simples mas que funciona na perfeição, quando bem realizada.

Maneira #20: Coloque links em seus artigos para outros blogs

Você certamente está a pensar “Se eu linkar palavras chaves dos meus artigos para blogs da concorrência apenas estou a fazer afundar o meu negócio!”, você está completamente errado(a)!

Linkar artigos/material de qualidade de outros blogs poderá lhe render muitas visitas, isso porque quando o autor do blog reparar que está a receber tráfego referente do seu blog irá com certeza divulgar também o seu blog nos seus artigos.

Esta estratégia é pouco utilizada porque é mal entendida por parte de quem pensa em na utilizar, mas garanto-lhe que funciona.

Maneira #21: Faça atualizações constantes e de qualidade

Mesmo que o seu blog tenha algumas dezenas de artigos bem estruturados e de qualidade, e se você deixar de o atualizar durante algumas semanas, ele irá perder tráfego proveniente do Google e das redes sociais.

Não pode deixar o seu blog esquecido no meio do mundo web, terá de fazer pelo menos 1 atualização por semana para mostrar que ele “ainda existe” e que ainda tem conteúdo a ser publicado constantemente.

Para além disso novos artigos irão conseguir captar a atenção de diferentes pessoas (e mais pessoas claro) e isso irá ajudar muito na obtenção de tráfego, seja ele orgânico ou proveniente de outras fontes de tráfego.

Maneira #22: Faça listas

Listas são uma excelente maneira de conseguir com que os usuários leiam os nossos artigos, e também uma ótima maneira de conseguir novos visitantes.

Isso acontece pois as pessoas gostam de absorver uma maior quantidade de informação no menor tempo possível, fazer listas ajuda-o nisso mesmo.

Para além disso também é uma forma fácil de escrever artigos e também uma forma fácil de leitura por parte dos usuários.

Veja alguns exemplos de artigos em lista do Online Dinheiro:

Maneira #23: Tenha atenção ao SEO

SEO é extremamente importante para a captação de tráfego proveniente dos mecanismos de busca orgânico.

Sem ele dificilmente o seu blog conseguirá alcançar as primeiras páginas do Google, e assim será praticamente impossível conseguir mais visitas para seu blog.

Se utiliza o WordPress eu recomendo a instalação do plugin “WordPress Seo by Yoast“, é um dos melhores existentes na Internet.

Se não sabe como configurar corretamente o plugin poderá ler o seguinte artigo do blog Escola Otimização “Plugin SEO by Yoast – Configurando e Preenchendo“.

Maneira #24: Faça diferentes tipos de postagens

Mudar por completo a forma como publica no seu blog é a forma ideal para conseguir tráfego de diferentes pessoas, ou melhor, de um diferente grupo de pessoas.

Se você apenas escreve artigos no seu blog experimente fazer um vídeo e colocar no youtube, se você apenas faz infográficos experimente escrever um artigo.

Altere a maneira como atualize o blog e capte a atenção de diferentes grupos de usuários, esta pode ser a solução ideal para o seu problema!

Maneira #25: Invista o que ganha

Este é um erro comum que todos nós costumamos cometer, aliás eu próprio cometi este erro.

Quando criei o meu primeiro blog ao cabo de 3 meses de existência tinha acabado de receber o meu primeiro pagamento de um programa de afiliados, o pagamento foi de mais de R$1.000.

O correto a fazer era investir o dinheiro em ferramentas ou publicidade de forma a fazer crescer ainda mais o meu negócio, mas na altura não tinha a experiência que tinha hoje e o dinheiro não foi utilizado da forma correta.

Se está a ganhar dinheiro com o seu blog tenha em consideração investir uma parte do que ganha, nem que seja só 25% dos ganhos, mas tenha em atenção esta pequena dica.

Maneira #26: Atualize artigos “antigos”

Se você tem artigos “antigos”, já publicados à alguns meses no seu blog, encontre-os e atualize o seu conteúdo de forma a conseguir com que ele seja indexado novamente pelos motores de busca.

Faça uma simples adição de conteúdo, se ele não estiver optimizado para SEO optimize-o, se ele não tiver imagens adicione algumas imagens e muitas mais coisas do gênero.

Maneira #27: Utilize o Pop Up Domination

O Pop Up Domination é um simples (mas poderoso) plugin WordPress que apresenta um formulário de subscrição por e-mail elegante em forma de Pop Up a todos os seus usuários.

A sua utilização é vital se quiser ter sucesso na divulgação de todo o seu material por e-mail.

A sua utilização poderá levar a um aumento de até 1100% na captação de endereços de e-mail, e todos esses resultados foram comprovados!

Maneira #28: Utilize uma boa plataforma de e-mail marketing

Para utilizar o plugin referido acima terá também de ter à sua disposição uma excelente plataforma de e-mail marketing, caso contrário os seus resultados não serão os desejados!

Não recomendo que procure alternativas gratuitas quando procura uma boa plataforma para realizar marketing por e-mail, mas isso também não significa que terá de gastar montes de dinheiro numa!

Recomendo vivamente a utilização da Aweber, uma excelente plataforma de e-mail marketing. Você deve utilizar a Aweber pois é a que mais se tem destacado entre todas as plataformas que utilizei até ao momento, e para além do mais poderá começar por apenas 1$, melhor preço não encontrará!

Maneira #29: Responda a toda a gente!

Se você tem centenas de comentários nos seus artigos do seu blog corra agora e responda a todos eles! Quem comenta gosta de saber que o seu comentário foi visto e que você se preocupa com eles e com suas dúvidas.

Para além disso responder a todos os comentários fará, no mínimo, duplicar o número de comentários do seu blog o que é uma mais valia para o Google.

O mesmo acontece com os e-mails, se tem e-mails com dúvidas ou sugestões procure responder a todos eles, não importa o trabalho, terá de fazer todos os possíveis para conseguir mais tráfego rapidamente!

Maneira #30: Não seja preguiçoso(a)

Se você quer mesmo conseguir mais tráfego terá de deixar a preguiça de lado. Conseguir com que um blog seja reconhecido na Internet é mesmo muito difícil, mas não é impossível.

Para obter sucesso terá de se esforçar de verdade, não tenha preguiça, coloque mãos à obra e comece desde já a trabalhar!

Visite blogs do seu nicho e veja o que eles alcançaram, inspire-se nos seus resultados e esforce-se para obter resultados iguais ou melhores aos deles.

Concluindo, Maneira #31:  Siga as 30 dicas referenciadas acima

14813341779 ada532b7e2 k 31 Maneiras de Conseguir Mais Tráfego Grátis Para Seu Blog (Guia Totalmente Completo)Após você ter lido este artigo não tem mais desculpas para não conseguir mais tráfego para o seu blog. Acima eu referenciei uma enorme lista de 30 alternativas de obtenção de tráfego de qualidade para o seu negócio online, agora apenas terá de saber explorar bem as alternativas.

Espero que você tenha gostado da lista e que ela o ajude de verdade, pelo menos esse é o meu objetivo.

Não se esqueça de deixar o seu comentário abaixo com dúvidas ou sugestões de fontes de tráfego, terei todo o gosto em responder a todos eles icon wink 31 Maneiras de Conseguir Mais Tráfego Grátis Para Seu Blog (Guia Totalmente Completo)

Um grande abraço,

Jorge Silva.

About Jorge Silva

O meu nome é Jorge Silva, tenho 16 anos e sou de Portugal. Tenho como objetivo ajudar o máximo de pessoas a maximizar os seus negócios online através do fornecimento de material de qualidade de forma gratuita no blog Online Dinheiro.

2 Comments

    1. Jorge Silva

      Olá Rafael Silva, tudo bom?

      Ainda bem que gostou!

      Abraço :)

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current ye@r *